Este é o segundo jogo de controlo para as orientadas de Paulo Macedo. O seleccionador nacional das bicampeãs africanas tem a oportunidade de avaliar vários aspectos importantes para o desempenho da equipa.
Um dos principais pontos a ser observado por Macedo é a adaptação das jogadoras à filosofia de jogo, verificação da metodologia de treino e a sua eficácia, assim como as tácticas de ataque e defesa trabalhadas ao longo de nove dias.
Além disso, vai analisar a execução das jogadas ensaiadas, o sistema de transição e a capacidade de realizar marcações defensivas consistentes, de modo a ajustar possíveis falhas identificadas no primeiro jogo.
Outro foco vai ser a condição física das atletas. No ensaio de terça-feira, diante dos Sub-16 masculino do 1.º de Agosto, apesar de vencer por 70-58, a equipa técnica notou uma quebra física no último quarto, fruto da intensidade imposta pelos rapazes de Jaime Covilhã.
Por essa razão, Macedo e pares vão avaliar também como as atletas respondem ao ritmo de jogo e a capacidade de manter a intensidade competitiva ao longo dos períodos.
A tomada de decisão em situações de pressão vai ser igualmente analisada, em que a observação vai cingir-se à capacidade das jogadoras reagirem com rapidez e de forma acertada.
O entrosamento colectivo é outro aspecto essencial. O treinador poderá perceber se a comunicação e a interacção entre as jogadoras estão a melhorar para garantir maior fluidez no trabalho em equipa.
Individualmente, cada atleta está sob avaliação de eficiência nos arremessos, leitura de jogo, capacidade defensiva e contribuição geral para o grupo.
Na terça-feira, o treinador solicitou descontos de tempo para fazer os ajustes, corrigiu as decisões menos acertadas e hoje não é diferente.  Além disso, o treinador vai analisar a equipa em situações de pressão e adversidades. A escolha por equipas masculinas não é por acaso. Apesar de serem de escalões inferiores, são física e atleticamente mais fortes. No entanto, o seleccionador espera que o Ferroviário ofereça mais resistência que os militares, como deixou claro no final do ensaio de terça-feira.
A extremo base Italee Lucas, atleta do Azour Sporting da Itália, é aguardada hoje, enquanto Sara Caetano aguarda pela dispensa da Quinta dos Lombos, de Portugal.
Com a vinda das duas jogadoras, aumenta o leque de opções da equipa técnica para os dias de trabalho restantes.
Paulo Macedo revelou que espera definir as 12 jogadoras até quarta-feira da próxima semana.
Eis a lista das convocadas: Isabel Fernando, Luzia Simão, Ana Serviço, Rosa Gala, Italee Lucas, Sara Caetano, Domingas Lussati, Nelma Cunha, Denise Pascoal, Marioneth Silva, Magda Mussol, Osemilde Rodrigues, Angelina João, Avelina Peso, Cristina Correia, Valentina Chinhama e Cristina Matiquite.